A história de um explorador experiente!


Uma vez um explorador foi enviado pelos seus a um lugar perdido na selva amazónica. A sua missão consistia em fazer um levantamento detalhado da área. Como o explorador era um especialista no seu ofício, fez a sua tarefa com grande cuidado e perícia. Nenhum canto foi deixado sem ser explorado.
Ele descobriu quais eram as plantas e os animais, as características de cada estação, os segredos do grande rio que atravessa toda a região, as chuvas, os ventos, as possibilidades para a vida humana neste local remoto...
Quando, finalmente, ele acreditou que sabia tudo, decidiu regressar para transmitir a quem o tinha enviado todos os conhecimentos adquiridos.
Os seus receberam-no com expectativa… Eles queriam saber tudo sobre a Amazónia. Mas o explorador experiente percebeu, naquele momento, a incapacidade de responder aos desejos de seu povo. Como é que ele poderia transmitir a beleza incomparável do lugar, a harmonia profunda da noite que conseguiam elevar o seu coração? Como poderia compartilhar com eles o sentimento de profunda solidão que retinha à noite, o medo que o paralisou perante as feras selvagens daquele lugar ou o senso incomum de liberdade que ele sentia quando conduzia a canoa pelas águas incertas do rio? Como?
Então, depois de muito pensar, o explorador tomou uma decisão e disse: "- Ide e conhecei vós mesmos o lugar. Nada pode substituir o risco e a experiência pessoal.”
Talvez pudéssemos terminar aqui a história. Para nós era suficiente!...
Mas ela não terminou, o bom explorador teve medo, pensou: Se alguma coisa acontece com eles… Se não sabem chegar… Então ele fez um mapa para guiá-los. Todos fizeram cópias, distribuindo-as e foram para a Amazónia munidos do mapa que tinham recebido.
Todos os que tinham uma cópia consideravam-se especialistas.
Não se conheciam, através do mapa, cada curva da estrada, lugares perigosos, a largura e profundidade do rio, as intempéries e as cachoeiras… o mapa estava vazio de toda a beleza que o fez explorar aquele lugar remoto… e o explorador lamentou durante toda a sua vida ter-lhes dado o mapa.

(Desconheço autoria)

Sem comentários:

Enviar um comentário